NOVA CONFUSÃO! Fux se irrita com Gilmar Mendes e parte pra briga


O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes disse, durante sessão plenária desta quinta-feira (7), que o Estado do Rio de Janeiro está em “falência” e que seu Estado natal, o Mato Grosso, é “progressista”, durante debate com o ministro Luiz Fux.


Em julgamento sobre o poder de assembleias legislativas de revogar prisão e outras medidas contra deputados estaduais, Gilmar fez uma interferência durante o voto do ministro Alexandre de Moraes, e disse que é preciso “cuidado com com o autoritarismo”, afirmando que, por exemplo, tem regra específica para prisão de juiz ou de procurador. “Eu fico muito admirado quando se fala, por exemplo, na corrupção das assembleias legislativas. Se olharmos o caso do Rio de Janeiro, como isso se formou? Se formou dentro de um tipo de pacto entre juízes e presidentes de tribunais e assembleia legislativa e o governador. Foi assim que se construiu isso”, disse Mendes.

Em resposta, Fux disse que a afirmação não deveria ser generalizada para toda a classe política: “Eu não generalizaria isso em relação à classe política, estamos julgando casos concretos em que houve uma revogação ex officio. Eu queria até destacar aqui eu vou falar de Mato Grosso [porque] vossa excelência falou do Rio, absolutamente, mas tenho que citar esse exemplo. Esse exemplo é um exemplo expressivo que eu senti na minha própria pele.”


CLICK POLÍTICA com informações do UOL

Comentários