PEGANDO FOGO: Juristas brasileiros divulgam carta aberta denunciando manipulação de Moro


Juristas de todo o Brasil divulgaram uma carta aberta, redigida em cinco idiomas, na qual denunciam a manipulação do direito, no Brasil, com os objetivos políticos mais escusos.


O manifesto, organizado pelo Instituto Joaquin Herrera Flores – América Latina, denuncia a ocorrência do fenômeno do lawfare e o uso de normas processuais de “exceção” por setores do Sistema de Justiça no Brasil.

“A deformação de um conjunto de processos contra a corrupção sistêmica no país é a consequência do ‘aparelhamento’ das medidas anticorrupção para fins de instrumentalização política por setores da direita e da extrema direita do Ministério Público, que hoje se arvoram purificadores da moral pública nacional”, diz o documento.

“Fazem-no, especialmente, para atacar a figura do Presidente Lula, visando anular sua participação no próximo pleito presidencial. Nenhuma pessoa está acima da lei e não nos opomos a qualquer investigação ou processamento de quem quer que seja; porém, com cumplicidade de parte do Poder Judiciário, o Sistema de Justiça, não apenas em relação a Lula, mas especialmente em razão dele, tem sufocado o direito à ampla defesa, tratando-o de forma desigual e discriminatória e criado normas processuais de ‘exceção’ contra ele e vários investigados e processados, típico ‘lawfare’, subordinado ao processo eleitoral”, acrescentam os juristas na carta.

Comentários

  1. Espero que de resultado,e que não seja mais uma notícia fake!

    ResponderExcluir
  2. Não tem como acabar com as barbaridades que acontece no Brasil, se os que estão no poder não põe as leis em práticas, tinha esperança no voto,mas nem isso coloco fé

    ResponderExcluir
  3. É, cadê a carta e as assinaturas destes ´´juristas´´ juramentados do Brasil?
    Quem são os juristas juramentados?
    Lista encabeçada pelo tal de Zanin?

    ResponderExcluir

Postar um comentário