Michel Temer escala consultor pessoal para ter linha direta com cúpula militar


De Marina Dias na Folha: O presidente Michel Temer escalou seu consultor político pessoal Denis Rosenfield para estabelecer uma linha direta entre ele e a cúpula militar, principalmente com o comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, e o ministro interino da Defesa, general Joaquim Silva e Luna.


Temer quer garantir interlocução mais fácil com os chefes das Forças Armadas para não perder o controle das tropas em um momento de recrudescimento da crise política, que provocou reação pública nos quartéis.

O movimento foi colocado em marcha há alguns dias, portanto antes das declarações do comandante do Exército na véspera do julgamento do habeas corpus do ex-presidente Lula pelo STF (Supremo Tribunal Federal). 

Na última quarta-feira (21), Rosenfield acompanhou Temer, a primeira-dama, Marcela, e o filho do casal, Michelzinho, à residência de Villas Bôas, em Brasília. Desde então, o filósofo gaúcho tem aumentado sua frequência ao Palácio do Planalto e feito viagens ao lado do presidente.


Segundo a Folha apurou, no encontro na casa de Villas Bôas, debateu-se a intervenção na segurança pública do Rio e possíveis medidas que devem ser implementadas para que a ação mostre resultados positivos —o que ainda não aconteceu desde que foi decretada, em fevereiro.

Ligado ao ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), Sérgio Etchegoyen, Rosenfield é amigo de Villas Bôas e de Silva e Luna, e tem dito que atua como uma espécie de “ponte facilitadora” do diálogo entre eles, ou seja, auxilia na interlocução menos formal e hierarquizada entre o governo e a cúpula militar.

Comentários