Psicanalista explica por que Lula já é um mito


247 - O psicanalista Evaristo Magalhães avalia que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva "não é mais uma pessoa". "Lula é mais que uma ideia: é uma narrativa. Lula inventou e praticou sentidos. Ele mostrou - pela - sua trajetória - que um mundo melhor é possível. Lula é um mito. Não um mito do povo brasileiro, e sim, um mito - agora - da humanidade".


"O mito é modelo ou uma referência a ser seguida. Ninguém na história do Brasil conseguiu chegar a esse patamar. Estamos há mais de quinhentos anos desamparados de quase tudo. Andávamos a ermo sem nada e nem ninguém para apontar que deu certo. Agora temos o Lula. Ele já é eterno", diz.

Magalhães reforça que "os gregos tinham os mitos como uma narrativa". "A humanidade não teria sobrevivido se não fossem as narrativas. O mundo é nebuloso. Viver é estranho demais: não sabemos de onde viemos e nem para onde vamos. Não podemos controlar o tempo: vamos envelhecer e vamos morrer. Sem as narrativas, enlouqueceríamos e nossas vidas finalizariam antes do tempo. Narrar é criar uma história sobre o que estamos vivendo ou sobre o que já vivemos. Narrar é contar como nossos antepassados deram conta e como nossos contemporâneos estão dando conta de conduzir suas vidas. Narrar é criar sentidos. É acender chamas no obscuro. É dizer que vale a pena prosseguir". 


"Qualquer política - daqui para frente - o terá como parâmetro de comparação. Ninguém - na história desse país - foi capaz de fazer o que ele fez. Ele foi quase ao grau máximo do modo republicano e democrático de exercício do poder. Quantas teses não serão escritas sobre ele?! Quantos livros não serão publicado sobre ele?! Pobre de quem virá depois dele - porque que terá se submeter ou fazer mais que ele. Será? Espero que ele ainda volte para terminar tudo o que ainda falta para ser feito", acrescentou.

Comentários

  1. Sempre que leio seus excelentes textos (este, particularmente, mexeu um cadinho mais comigo rs) penso que a perfeição existe sim, para raros humanos. Considero um texto perfeito. Parabéns e aplausos de pé! Minha admiração.

    ResponderExcluir
  2. Texto maravilhoso! Compreendi melhor o significado das palavras mito e narrativa histórica, bem como comprrendi melhor o significado de Lula para o Brasil e o mundo. Parabéns e obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Apesar da sua fama, esse psicanalista só disse besteirol! como pode! Com certeza ele é PT. Mito LULA!? PARA OS DESEQUILIBRADOS ,EU CONCORDO. E concordo sim, ter roubado tanto, o maior roubo da historia, e só agora ser preso!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Como detectar um texto preconceituoso da direita: primeiramente, frases de efeito, sem fundamentação, e muito menos provas. Segundo, invariavelmente um xingamento, uma ofensa, seguida de mais frases de efeito batidas pela midia golpista, de novo sem profundidade, nem justificativa plausivel: "So pode ser PT", "roubado tanto", "maior roubo da história" e "afundou esse país". Palavras vazias apoiadas apenas no tom de efeito e no escárnio, um amontoado de palavras sem originalidade apenas para servir de plataforma onde possam fazer rolar preconceito e ódio. E o mais curioso: se morressem hoje, estariam preocupados com a roupa com que seriam enterrados pela certeza absoluta de estarem sendo esperados numa recepção de gala pelo Criador em pessoa. Sim, o Criador, aquele cujo filho foi por eles massacrado até a morte por defender direitos iguais para os pobres.

    ResponderExcluir

Postar um comentário